O SÉTIMO DIA

O Descanso eterno

No sétimo dia, Deus já havia concluído o trabalho que realizara; assim, nesse dia, descansou de todo o seu trabalho. Então, Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque foi nesse dia que ele descansou de todo o trabalho que realizara.Gn 2:2-3

O sétimo dia é descrito no capítulo 2 de Gênesis. A obra da criação já está terminada e culmina no sétimo dia, que não termina nem possui passagem de tempo com “houve tarde e manhã”, sugerindo um estado de perfeição e completude eterna. A descrição do sétimo dia vem como a declaração da perfeição da criação.

Curiosamente, o sétimo dia é o único onde não há passagem de tempo, significando um possível dia futuro e eterno, onde o tempo não é contado.

  • Descansou (שַׁבָּת – Shabbat): A palavra em hebraico significa “cessar” (de trabalhar). Mais do que descanso, o sétimo dia é o tempo em que Deus contempla e desfruta da obra que criou.


Mais vezes 7:

O número sete na cultura hebraica e na Bíblia frequentemente simboliza completude ou perfeição.

A guarda do sétimo dia, o Shabbat, foi ordenada por Deus muito tempo depois da criação, enquanto o povo de Israel vagava no deserto, por meio do profeta Moisés, tradicionalmente atribuído como autor do Gênesis.
Deus os convida a começar a viver como se estivessem na terra prometida, com frações de tempo que simbolizavam o descanso eterno. Tais práticas são sinais da aliança eterna entre Deus e seu povo:

A cada 7 dias: A guarda do sábado (Êxodo 20:8-11)
A cada 7 anos: A festa do perdão (Deuteronômio 15:1-2)
A cada 7 x 70 anos: Ano do jubileu (Levítico 25:8-17)

A personificação do descanso

Israel viveu gerações e gerações de instabilidade, desobediência, guerras, exílio, aguardando o cumprimento do que havia sido dito por seus profetas, que anunciaram que o exílio acabaria um dia e que o Jubileu final de liberdade e descanso viria. Jesus anunciou as boas novas do cumprimento de tais profecias em si mesmo (Mt 11:30):

Cumprimento do sábado em Jesus: Mateus 12:8

Cumprimento da festa de perdão em Jesus: Mateus 18:21-22

Cumprimento do ano do Jubileu em Jesus: Lucas 4:18-19 (Isaías 61:1-2)



Jesus veio oferecer o verdadeiro descanso e anunciar o dia eterno, onde humanidade e Deus juntos poderão desfrutar da obra da nova criação.